O Flamengo vai disputar a sua quinta final da Copa Libertadores na história neste sábado (30). A partida acontece em Lima, no Peru, mas as ruas do Rio de Janeiro devem estar tão movimentadas como em dias de jogos na cidade e devem trazer um grande retorno financeiro para o município.
Segundo a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Riotur, a partida da decisão entre Flamengo e Palmeiras pode movimentar a economia do Rio em R$ 24,8 milhões, principalmente por causa do comércio. Diversos bares, restaurantes e shoppings organizam programações especiais para a transmissão do jogo.
“Que o futebol é uma paixão, disso não temos dúvidas. Mas o esporte também movimenta a economia, gera oportunidades e aquece o turismo e o comércio ao reunir tantas pessoas nos estádios, em bares e festas. Eu, como rubro-negro, fico duplamente feliz com a expectativa em relação ao jogo, do ponto de vista econômico e esportivo”, avalia Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio.
Jogo do Flamengo deve reunir mais de 150 mil pessoas nas ruas do Rio
Os cálculos levam em consideração o impacto econômico dos gastos dos torcedores cariocas, com a
expectativa de reunir 152,5 mil pessoas no dia do jogo – seja em bares, restaurantes, festas e eventos
pela cidade. Flamenguistas de fora do Rio que estão na cidade por viagens já planejadas anteriormente também entram nessa conta.
As hipóteses desse levantamento, como a quantidade estimada de torcedores e os gastos médios, são baseadas no estudo “Economia do Futebol Carioca”, feito pela SMDE. As finais da Libertadores estão no calendário de grandes eventos do Rio por quatro anos consecutivos, com participações de Flamengo, Fluminense, que conquistou o título no Maracanã em 2023, e Botafogo.
Neste sábado, o Maracanã receberá a “FlaFest”, que deve ser o maior ponto de concentração de torcedores na cidade. O público vai acompanhar o jogo dentro do estádio, que terá 14 telões distribuídos nas laterais do campo. O Metrô preparou um esquema especial para atender os torcedores na ida e volta do estádio.
Em caso de título, a comemoração oficial acontecerá no domingo (1). O time encontrará a torcida no Centro do Rio e percorrerá as ruas 1º de Março e Presidente Antônio Carlos.

