Uma jiboia resolveu tirar um cochilo num lugar um pouco inusitado: enrolada no muro de uma casa no condomínio Bosque de Itaipu, em Várzea das Moças, Niterói. A moradora do local acionou a Guarda Municipal, que enviou uma equipe especializada da Coordenadoria de Meio Ambiente para o resgate do animal.
A operação não foi das mais simples, já que a cobra corria risco de se ferir na cerca do muro. Depois de ser resgatada, a jiboia passou por uma avaliação veterinária e foi devolvida à natureza, na área de preservação do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), nesta segunda-feira (21).
O que fazer se encontrar uma jiboia
A Coordenadoria orienta que, ao encontrar um animal silvestre, basta entrar em contato para que o resgate seja feito por agentes treinados. O órgão também reforça que os animais não devem ser alimentados.
Depois de resgatados, os animais são avaliados. Se estiverem bem, voltam para a natureza. Caso contrário, são encaminhados para instituições especializadas, como o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), o Cetas, ou o Instituto Vital Brazil, no caso das cobras venenosas.