No tabuleiro que se arma para outubro, o nome da vice de Eduardo Paes (PSD) já está posto. Agora, a pergunta que ecoa nos corredores é: quem é Jane Reis, a escolhida na disputa pelo governo do estado?
Advogada, Jane é irmã do ex-prefeito de Duque de Caxias e presidente estadual da legenda, Washington Reis, figura central na articulação que levou o partido à aliança. Ela preside o MDB Mulher no município e trabalha na estrutura partidária da região.
Mas sua atuação, segundo ela mesma, não se deu sob os holofotes. “Fiquei esse tempo todo por trás dos bastidores, nas articulações políticas partidárias”, afirmou em discurso nesta quinta-feira (19). Jane diz ter iniciado no meio aos 17 anos e acumular mais de três décadas de atuação na engrenagem interna do partido, costurando alianças na Baixada Fluminense.
Em seu perfil no Instagram, ela se define como “cristã, mãe e esposa” — identidade que fez questão de levar ao microfone. Jane Reis abriu o discurso afirmando que, como evangélica, sempre colocará “Deus em primeiro lugar”. Ela é casada com o pastor Rafael Corato, da Assembleia de Deus de Caxias.
Moreira Franco se antecipa em discurso e chama Paes de ‘governador’
O anúncio reuniu lideranças de diferentes partidos na sede do MDB, no Centro do Rio. O presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, participou do ato. O ex-presidente Michel Temer e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, enviaram mensagens de áudio — e Kassab cumprimentou diretamente “os jovens políticos”, citando Cavaliere e Netinho Reis.
E quem também discursou foi o ex-governador e ex-ministro Moreira Franco, que já tratou Paes como “governador” ao iniciar a fala.

Entre os presentes estavam ainda o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), além dos prefeitos Welberth Rezende (Macaé) e Alexandre Serfiotis (Porto Real), e os parlamentares Laura Carneiro e Luiz Paulo, do PSD.

