O município do Rio segue pondo em prática medidas visando à transição definitiva para o cartão Jaé, nos transportes da cidade. A Prefeitura do Rio convocou, no Diário Oficial desta segunda-feira (28), motoristas de vans e outros transportes alternativos licenciados na cidade, como os “cabritinhos”, para uma revisão cadastral obrigatória.
A ação é voltada para os veículos que ainda não instalaram o validador do novo Sistema de Bilhetagem Digital (SBD) — tecnologia que, segundo o executivo municipal, permite o controle e a integração do transporte público, como o uso de cartões e QR Code.
A medida vale para motoristas do “cabritinho”, do Serviço de Transporte Público Urbano Local (STPL) e do Transporte Especial Complementar (TEC). O prazo para manifestação de interesse vai até 11 de agosto.
A documentação será analisada até 5 de setembro, e quem tiver pendência deverá corrigir até o dia 12 do mesmo mês. A lista dos autorizados a seguir no sistema, com status de “Apto”, será divulgada em 25 de setembro. A instalação obrigatória dos validadores nos veículos vai até 31 de dezembro.
Quem não cumprir os prazos será impedido de operar no transporte complementar da cidade.
Sistema Jaé avança, mas integração total ainda está longe
A partir do próximo sábado (2), o Jaé — sistema digital de bilhetagem da Prefeitura — passará a operar exclusivamente nos modais municipais do Rio. Faltando apenas uma semana para a mudança, ainda não há previsão de aceitação do sistema em trens, barcas, vans e ônibus intermunicipais.
O MetrôRio confirmou que vai aceitar o Jaé. No entanto, os benefícios tarifários estaduais, como o Bilhete Único Intermunicipal e a Tarifa Social (com valores reduzidos de R$ 5 no metrô e trens, e R$ 4,70 nas barcas), continuarão válidos apenas por meio do cartão RioCard. Ainda não há data para a integração completa entre os sistemas.
Em nota, a Secretaria estadual de Transportes informou que está em tratativas para a implementação da nova bilhetagem adotada pela prefeitura. Confira a nota na íntegra:
“O compromisso do governo do estado é assegurar que as políticas públicas tarifárias continuem beneficiando a população. Nesse sentido, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) informa que está em tratativa para a implementação no sistema de barcas da nova bilhetagem adotada pela Prefeitura do Rio, assim como na SuperVia, que está em período de transição para um novo operador. A secretaria reforça que o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) seguirá funcionando normalmente durante a introdução da nova bilhetagem municipal”.
