Nem mesmo a forte chuva que castigava Niterói na noite de terça-feira (1º) foi capaz de conter a ousadia dos criminosos. Em meio ao temporal e ruas alagadas, uma câmera de segurança flagrou o momento em que um homem invade, com aparente tranquilidade, uma casa na Rua Eurico Aragão, no bairro de Piratininga, na Região Oceânica da cidade.
Nas imagens, é possível ver o suspeito entrando na casa depois arrombar o portão da garagem. Ele vasculha o local antes de fugir levando uma escada avaliada em R$ 800. O dono da residência, que preferiu não ser identificado, estava dentro de casa no momento da invasão. Segundo ele, o homem fugiu ao ouvir os gritos dos vizinhos e da própria vítima.
“É um clima de insegurança… O ‘cara’ entra na minha casa comigo dentro. É uma violência muito grande, que abala qualquer pessoa”, desabafou.
‘Era um paraíso’ diz morador que se mudou para Niterói
O caso não foi isolado: no domingo (22), a casa de do morador também tinha sido invadida. Segundo ele, um outro criminoso conseguiu pular o muro e levou uma bicicleta avaliada em R$ 1.500. Dias depois, ele instalou uma cerca para evitar que novos casos acontecessem.
Ele ainda afirmou que, além da própria residência, pelo menos sete casas da região já foram invadidas pelo grupo, formado por cerca de três suspeitos.
Morador do bairro há 30 anos, ele se diz desiludido com o cenário de insegurança.
“Eu me mudei para cá há 30 anos. Era um paraíso, mas vem sendo degradado pela ausência do poder público. Estou até pensando em me mudar do estado”, contou.
O que diz a polícia
A Polícia Militar afirmou que não foi acionada para as ocorrências, mas que faz “patrulhamento com o emprego de motopatrulhas e viaturas em todo seu perímetro de policiamento” a partir de “critérios estratégicos e análises das manchas criminais das regiões, sendo distribuído de maneira dinâmica e com maior mobilidade no emprego das equipes que atuam na repressão às ações criminosas”. Segundo a PM, os casos citados pela reportagem representam crimes de oportunidade.
O TEMPO REAL aguarda um posicionamento da Polícia Civil.