A Secretaria estadual de Saúde publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (21), uma resolução restabelecendo o cofinanciamento para a Saúde de Campos dos Goytacazes. Segundo o texto, o município vai receber o valor estimado em R$ 66.261.393,96.
O dinheiro vai para os hospitais Ferreira Machado e Hospital Geral de Guarus. A Secretaria de Estado de Saúde havia suspendido os repasses sob a justificativa de falta de recursos financeiros. A notícia foi publicada em primeira mão pelo jornalista Ralfe Reis, na “Tribuna NF”.
O retorno do cofinacimento ocorre após reação de entidades, municípios da região e ações do Ministério Público Estadual, através da 3ª Promotoria de Tutela Coletiva de Campos dos Goytacazes. Até o procurador-geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira, havia pedido informações.
Justiça chegou a determinar o bloqueio para garantir repasses a Campos
O prefeito Wladimir Garotinho (PP) também foi à Justiça pela volta dos repasses.
Na última terça-feira (17), o Tribunal de Justiça do Estado chegou a determinar o bloqueio de R$ 9.179.734,34 das contas do governo estadual para repasse imediato ao Fundo Municipal de Saúde, com base em denúncias de falhas nos repasses obrigatórios à cidade.

