O Secovi Rio alertou que criminosos estão usando o nome do sindicato para enviar falsas cobranças a condomínios e empresas do Rio. Segundo a entidade, que representa o setor imobiliário da capital fluminense, as mensagens fraudulentas trazem notificações extrajudiciais que indicam dívidas inexistentes.
De acordo com o sindicato, as cobranças fazem referência à chamada “taxa de contribuição confederativa assistencial”, mas são falsificações. Em nota oficial, o Secovi Rio afirmou que “os e-mails e documentos enviados não são legítimos e não têm qualquer vínculo com o sindicato”.
“A entidade não realiza cobranças por e-mail, tampouco utiliza QR Codes de terceiros, chaves Pix ou qualquer outro meio não formal para esse tipo de pagamento”, destacou.

Cobranças da contribuição assistencial
A contribuição assistencial, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026, é válida, mas deve ser paga exclusivamente por meio de boleto bancário enviado diretamente pelo sindicato aos condomínios do município do Rio.
Segundo a convenção, a cobrança será feita em duas parcelas de R$ 512, com vencimentos em 18 de agosto e 17 de novembro de 2025.
Os contribuintes têm direito de se opor à cobrança, conforme decisão do STF (Tema 935), no prazo de até 15 dias após o depósito da convenção coletiva. A oposição deve ser apresentada por documento escrito, presencialmente ou de forma virtual.
Secovi Rio alerta condomínios sobre golpes
O Secovi Rio orienta que qualquer comunicação suspeita — seja por e-mail, SMS ou WhatsApp — seja imediatamente verificada. A entidade alerta que nenhuma providência deve ser tomada antes da confirmação da autenticidade do documento.
Em caso de dúvidas, os representantes dos condomínios ou empresas devem contatar o setor jurídico do sindicato pelo e-mail: juridico@secovirio.com.br. Além disso, o Secovi Rio reforça que todas as suas comunicações oficiais são feitas exclusivamente por meio dos canais institucionais.