Uma das sete cidades fluminenses premiadas, este ano, com o certificado “Bandeira Azul”, Saquarema foi um dos destaques no Rio Ocean Week, que aconteceu esta semana, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá. No painel “Economia do Mar”, a secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres, disse que o objetivo agora é buscar novas chancelas para outras praias da cidade.
“Fizemos um trabalho de ordenamento das praias para que o comércio seja feito de forma responsável. E a população tem trabalhado junto, porque, em Saquarema, nós aprendemos a respeitar o mar. Agora, queremos ainda mais. A nossa meta é que o Bandeira Azul certifique a qualidade ambiental de outras praias da cidade”, destacou Manoela.
Recursos dos royalties financiam educação ambiental em Saquarema
Segundo a secretária, Saquarema caminha para ter mais autonomia em relação à receita dos royalties com o turismo e que “um dos pilares para isso é a educação das nossas crianças para cuidar dos oceanos.”
Considerado a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo, o Bandeira Azul avalia, anualmente, critérios como qualidade da água e educação ambiental da população. Ao todo, 50 praias e 10 marinas brasileiras possuem o certificado. A premiação acontece dia 31, em Guarujá, São Paulo.