ATUALIZAÇÃO às 16h40 para inclusão de posicionamento da Prefeitura de Niterói
O inverno tem sido rigoroso e, na última terça-feira (27), a Prefeitura de Niterói emitiu alerta de baixas temparaturas, válido até quinta (29). Entre os que mais sofrem estão os pessoas em situação de rua, fazendo aumentar a demanda por abrigos. Contudo, um grupo de moradores de São Francisco, na Zona Sul da cidade, parece não estar se importando com isso.
Circula na internet um abaixo-assinado, atribuído a uma organização chamada “Centro Comunitário de São Francisco”, contra a implementação de um abrigo na esquina das ruas Tupiniquins e Tamoios. Além disso, o grupo marcou para esta quarta (28), uma reunião, no Colégio Gaylussac, para debater o tema.
“O abrigo pode atrair casos de outros bairros. Após a pernoite, os abrigados ficam na rua do bairro. Não há informação se o abrigo acolherá vítimas de transtornos psiquiátricos”, é a justificativa apresentada pelo grupo para tentar barrar a abertura do espaço.
Prefeitura nega abrigo
O burburinho começou após um imóvel ser reformado no local. Funcionários teriam dito a moradores que seria para a criação de um abrigo, administrado pela prefeitura. Entretanto, o próprio governo municipal não confirma a implementação do estabelecimento.
“A Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói informa que não há previsão para abertura de equipamento voltado ao acolhimento no referido endereço em São Francisco”, disse a Prefeitura.