A Polícia Civil flagrou, em fiscalização realizada nesta quarta-feira (19), um frigorífico com uma tonelada de alimentos impróprios para consumo na Pavuna, Zona Norte do Rio. Todo o material teve de ser descartado.
Policiais da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decon) coordenaram a operação. Em vistoria no local os agentes encontraram os alimentos armazenados na câmara fria onde eram conservadas as carnes processadas prontas para fabricação de almôndegas e hambúrgueres.
Também segundo os agentes, havia produtos já prontos para serem embalados com a caixa da empresa Rica Alimentos, para a qual o frigorífico prestava serviços. Em uma outra câmara fria que conservava os produtos manufaturados para expedição foram encontradas centenas de caixas de almondegas sem identificação de origem e validade.
A equipe constatou que todas as câmaras frias do local não possuíam termostatos para viabilizar o controle de temperatura do ambiente, visando manter o ambiente ideal de congelamento dos alimentos. Desse modo, muitos produtos apresentavam evidente alteração na aparência e no cheiro.
Após a constatação das irregularidades pela perícia todos os alimentos impróprios foram descartados pelos agentes. O responsável pelo frigorífico foi conduzido a Decon e autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo.
A pena pode chegar a cinco anos de detenção. Enquadrada na modalidade culposa, ele pagou fiança e responderá o crime em liberdade. O TEMPO REAL procurou a empresa Rica Alimentos, questionou sobre o caso e aguarda envio de resposta. Não foi possível localizar a defesa do frigorífico.O espaço permanece aberto.