Silvio Gabriel Juarez, um argentino de 54 anos procurado pela Justiça do Rio de Janeiro, foi preso nesta terça-feira (2), em Copacabana. Juarez, condenado por furto em 2020, foi detectado por um sistema de câmeras enquanto passava pela Praça Almirante Júlio de Noronha. Vestindo inicialmente uma camisa azul clara, ele mudou de roupa antes de ser detido pelos agentes do projeto Segurança Presente, poucos minutos após o sistema emitir um alerta.
Juarez, que reside no Brasil desde 2014, possui um histórico criminal incluindo furtos, roubos e tráfico de drogas. Sua primeira prisão ocorreu em 2016 e, em 2020, foi condenado por um furto em um supermercado em Botafogo. Após ser libertado em 2022, um novo mandado de prisão foi emitido devido ao não cumprimento de medidas administrativas.
Além de Juarez, um taxista de 64 anos foi preso sob circunstâncias semelhantes. Condenado por inadimplência de pensão alimentícia, ele foi identificado trabalhando na Orla do Rio, também graças ao sistema de reconhecimento do Segurança Presente.