O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino votou para que seja mantida condenação por crime ambiental contra Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e atual secretário estadual de Transportes.
Dino rejeitou recurso apresentado pela defesa de Reis. A condenação, no momento, deixa o secretário inelegível para as eleições de 2026. Ele é um dos cotados para disputar a sucessão de Cláudio Castro (PL). O jornal O Globo divulgou as informações.
O plenário virtual está analisando o caso e, até o momento, apenas Dino, que é o relator, votou. Os demais ministros tem até o dia 14 para se manifestarem. De acordo com o voto de Dino, Reis foi condenado por unanimidade pela corte por um loteamento irregular e a sentença já transitou em julgado.
A condenação em questão data de 2016, mas Reis conseguiu se candidatar 2020 à Prefeitura de Duque de Caxias após conseguir uma liminar no STF. A defesa do secretário argumenta que o irmão dele, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), foi absolvido em outra instância judicial pela mesma conduta.