Cerca de 11 toneladas de mercadorias irregulares e 80 caixas de som foram apreendidas durante ações de fiscalização da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal nas praias do Rio ao longo deste fim de semana. Entre sábado (17) e domingo (18), as equipes intensificaram as atividades da Operação Verão, que realiza ações de ordenamento urbano na orla carioca durante a alta temporada.
Entre os itens irregulares apreendidos estavam churrasqueiras e garrafas de vidro. 80 objetos cortantes, como facas, também foram encontrados. A fiscalização também monitorou o trânsito nos arredores de praias do Rio. Ao todo, agentes aplicaram 1.050 multas e removeram 66 veículos e 50 motos elétricas estacionadas de forma irregular.
Na Praça Júlio de Noronha, no Leme, ainda no sábado, agentes desmobilizaram um ferro-velho que funcionava ao ar livre sem autorização. Todo o material foi apreendido e os responsáveis prestaram depoimentos à Polícia Civil.
Turista foi detido e três menores perdidos em praias do Rio foram levados de volta para a família
Durante as ações de segurança, os agentes prenderam dois homens. Um deles foi acusado por pedestres em Copacabana de agressão. Segundo os relatos, ele estava pedindo dinheiro na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e atacou pessoas que se recusaram a ajudar. O vidro de um ponto de ônibus na região foi quebrado durante a confusão.
Além dele, um turista também foi detido no Leme por acusações de violência. Ele estava em um ônibus de viagem, que seguia em direção a Minas Gerais, quando agrediu as duas sobrinhas — uma delas menor de idade, com 16 anos. Ele foi levado por guardas municipais para a 12ª DP (Copacabana).
Durante a fiscalização, os agentes da GM também distribuíram cerca de 300 pulseiras de identificação nas praias do Rio e nos parques da cidade. Três menores de idade que se perderam durante o fim de semana foram levados de volta aos responsáveis após serem identificados com a pulseira.
As ações da Operação seguem até o fim do verão.

