A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) promoveu na última segunda-feira (07) um almoço especial de relacionamento e alinhamento estratégico entre a Embratur, presidentes de Conventions Bureaux de diversas regiões do estado e representantes de destaque do trade turístico. O encontro, realizado no restaurante Bota, na Marina da Glória, marcou a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a FC&VB-RJ e a Embratur, com o objetivo de fortalecer a promoção internacional dos destinos fluminenses.
Durante o evento, foram apresentados os planejamentos estratégicos da Federação e da Embratur, seguidos de debates sobre oportunidades no setor e perspectivas de ações integradas para o fortalecimento da imagem do Rio de Janeiro no mercado internacional.
“A parceria com a Federação dos Conventions do Rio de Janeiro é fundamental para fortalecer a promoção dos nossos destinos no exterior. Essa união entre a iniciativa pública e privada é o que garante resultados mais eficazes e sustentáveis para o turismo brasileiro”, destacou Marcelo Freixo (PT), presidente da Embratur.
Além da assinatura do acordo, o evento contou com a presença do Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, que reforçou a importância do turismo religioso no cenário nacional. Na ocasião, foi lançado oficialmente o projeto “Peregrinação da Cruz”, organizado pelo Movimento Brasil com Fé em celebração aos 525 anos da Primeira Missa no Brasil. A iniciativa levará a cruz histórica por dois países, seis estados brasileiros e 20 cidades ao longo do mês de abril, promovendo valores de fé, união e diversidade religiosa.
“O Brasil, sob a égide da Cruz, emerge como um destino global de turismo religioso, onde fé e hospitalidade se entrelaçam para oferecer experiências culturais e espirituais únicas”, celebrou Padre Omar.
O presidente da FC&VB-RJ, Guilherme Abreu, também celebrou a importância do encontro, marcado por trocas significativas, novos vínculos institucionais e pela construção conjunta de estratégias para impulsionar o turismo fluminense.
“O encontro reafirma o papel da Federação como articuladora de experiências e agente de desenvolvimento sustentável, promovendo sinergias entre as esferas pública e privada. Este momento é um marco para o turismo do Rio de Janeiro. A assinatura deste termo de cooperação com a Embratur fortalece nossa missão de integrar esforços e ampliar a visibilidade do estado como destino competitivo, diverso e acolhedor no cenário internacional”, completou Guilherme Abreu.