Agentes do serviço de inteligência do 23º BPM (Leblon) prenderam, na noite desta terça-feira (21), um falso taxista que teria aplicado diversos golpes em passageiros na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com ele, foram encontrados 108 cartões de crédito, 16 maquininhas e 3 placas de táxi. A placa do veículo que ele dirigia e a licença usada pelo farsante foram clonadas de um taxista legalizado. O nome dele não foi divulgado.
O suspeito foi preso em flagrante na Avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon, pelo crime de estelionato. De acordo com a polícia, na hora que as vítimas iriam realizar o pagamento da corrida, o homem as induzia a pagar com cartão de crédito ou débito, na intenção de devolver ao passageiro um cartão parecido, ficando com o original.
O homem então, com cartões das vítimas, passava várias compras em uma maquininha cadastrada em seu nome. O valor dos pagamentos caíam direto na conta bancária dele. Além dos cartões e documentos clonados, os policiais constataram um dispositivo no taxímetro que alterava os valores das corridas.
O trabalho de vigiliância vinha sendo realizado há seis meses, tendo como base denúncias diversas que mencionavam o mesmo modo de agir do taxista. Após a prisão, o taxista que teve o registro profissional e o veículo clonados foi localizado. O “táxi” do farsante foi apreendido e o restante do material encaminhado à 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado.