Apenas neste ano de 2024, pelo menos 86 pessoas foram picadas escorpiões-amarelos no estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O número equivale a 12% do registrado em todo o ano passado, quando 680 pessoas foram mordidas.
O governo não informou onde foram os episódios, apenas que, entre esses, 25 casos foram mais graves. As picadas acontecem em meio a uma infestação de escorpiões-amarelos em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, e Porto Real, no Sul fluminense.
No início de janeiro, o Instituto Vital Brazil esteve em Búzios para uma visita técnica e identificou um terreno no centro como foco da infestação. Até o momento, 200 animais foram coletados só cidade da Região dos Lagos. Já em Porto Real, o foco é no bairro Jardim das Acácias.
A picada de escorpião pode causar sintomas como vermelhidão, inchaço e dor no local. Em casos raros, o paciente pode ter arritmias e parada cardíaca, o que pode levar à morte.
A Secretaria de Saúde orienta a reforçar a limpeza de quintais e terrenos; evitar acúmulo de lixo; tomar cuidado ao pegar objetos onde eles podem se esconder, como calçados; não andar descalço e balançar roupas antes de usar.
Em caso de picada, pede que não tente sugar o veneno com a boca, não faça torniquete ou passar substâncias. A orientação é lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico,