Um encontro interno do PT no Centro do Rio, marcado para a próxima segunda (1) e terça-feira (2), vai reunir importantes líderes do partido, como o presidente nacional Edinho Silva, o vice-presidente e prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e a deputada federal e pré-candidata ao Senado, Benedita da Silva. Além deles, estão confirmados o presidente estadual Diego Zeidan, o ex-ministro José Dirceu e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O seminário terá como tema “O Partido dos Trabalhadores e a Segurança Pública” e será voltado à definição de diretrizes do partido para a área. O encontro também decorre dos desdobramentos da megaoperação policial realizada em 28 de outubro, que deixou mais de 120 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, sendo a mais letal da história do país.
PT pretende debater a criação do Ministério da Segurança Pública
Durante os dois dias de programação, dirigentes partidários, parlamentares, gestores públicos e especialistas discutirão os principais desafios relacionados à segurança pública, abordando aspectos como governança, estrutura e formas de financiamento do setor. Também será debatida a proposta de criação do Ministério da Segurança Pública, considerada uma possível ferramenta de coordenação nacional.
O seminário abordará ainda o projeto de lei Antifacção, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados em uma versão que desagradou o governo federal, além de questões relacionadas ao domínio territorial, à soberania, ao sistema penitenciário e à cadeia econômica do crime.

