ATUALIZAÇÃO às 17h11 para inclusão de posicionamento da Prefeitura de Maricá
A Estrutend Estruturas, empresa responsável pela árvore de Natal flutuante que desabou durante o vendaval em Maricá, na última segunda-feira (16), assinou um novo contrato milionário com a prefeitura para as festividades deste ano. A informação foi publicada no Diário Oficial da cidade nesta quarta-feira (18).
De acordo com a publicação, o contrato prevê a realização de um show de luzes com drones como parte da programação do 7º Natal Iluminado de Maricá, iniciado no último sábado (14). O processo foi conduzido por meio de pregão eletrônico, e a empresa receberá o valor de R$ 4.158.000,00 pelos serviços.
O caso
A queda da árvore, que estava localizada na Lagoa de Araçatiba, resultou na morte do trabalhador Vinícius dos Santos Abreu, de 21 anos. Vinícius estava ajudando na montagem da estrutura da árvore, que estava prevista para ser inaugurada no dia seguinte.
A tragédia ocorreu quando um vendaval surpreendeu a equipe de trabalhadores, que havia iniciado a retirada da estrutura após um alerta de chuva forte emitido pela Defesa Civil.
Apesar das tentativas de segurança, os fortes ventos derrubaram rapidamente a estrutura, atingindo os trabalhadores. Vinícius não resistiu aos ferimentos e faleceu, enquanto outros dois colegas ficaram feridos, mas sem risco de morte.
Árvore não será remontada
Em resposta ao acidente, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, expressou solidariedade à família da vítima e lamentou profundamente o ocorrido. Ele informou nas redes sociais que a árvore não será remontada e que o valor de R$ 5 milhões, que seria pago à empresa, permanecerá nos cofres públicos do município.
No ano passado, a Estrutend Estruturas também foi alvo de críticas, após outra árvore que estavam responsáveis por montar ter desabado no bairro de São Francisco, em Niterói, na Região Metropolitana. Felizmente, ninguém ficou ferido.
A Prefeitura de Niterói decidiu contratar outra empresa para a montagem da árvore deste ano. No entanto, com os ventos de 80 km/h que atingiram a cidade esta semana, parte da estrutura foi danificada, e a Defesa Civil determinou a desmontagem preventiva.
A Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) investigam as responsabilidades pela falha na estrutura da árvore em Maricá. O município decretou luto oficial de dois dias e suspendeu temporariamente a programação natalina, que será retomada nesta quinta-feira.
O TEMPO REAL procurou a Prefeitura de Maricá. A Secretaria de Turismo informou que o processo licitatório para o show de drones, por meio de pregão eletrônico, foi concluído em 9 de dezembro de 2024, e a empresa vencedora foi selecionada após análise da Comissão Permanente de Licitação. Disse ainda que todos os requisitos legais foram cumpridos, incluindo a capacidade técnica e de execução.
Em relação ao acidente ocorrido durante a montagem da árvore em 16 de dezembro, a secretaria destacou que cancelou o pagamento à empresa, uma vez que o serviço não foi concluído. A prefeitura abriu uma sindicância para apurar o caso, que é investigado por autoridades competentes.