A incorporadora Balassiano comprou todos os apartamentos do número 432 da Avenida Vieira Souto, na Praia de Ipanema, e vai transformar o velho edifício Grepaco num empreendimento residencial, que poderá render até R$ 450 milhões quando todas as unidades forem vendidas, num dos maiores negócios imobiliários do Rio.
O lançamento está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem, e o projeto será assinado pelo arquiteto Thiago Bernardes. De acordo com o jornalista Rennan Setti, da coluna Capital do jornal “O Globo”, a obra deve levar dois anos e meio, e a entrega está prevista para a segunda metade de 2028.
É o primeiro empreendimento da Balassiano na orla de Ipanema. A construtora é especializada em projetos de luxo na Zona Sul — só em 2025, lançou R$ 900 milhões entre Ipanema e Arpoador.
Edifício da Vieira Souto foi construído na década de 60
Construído em 1961 o edifício Grepaco tem, atualmente, apenas quatro apartamentos ocupados, inclusive a cobertura duplex. A Balassiano fechou a compra das unidades em transações individuais, com negociações iniciadas ainda em 2024 e que avançaram nos últimos seis meses.
O prédio será demolido. Os detalhes do projeto ainda não foram definidos, mas ele vai usar potencial construtivo gerado pelo programa Reviver Centro. Fontes do mercado imobiliário especulam que os novos apartamentos terão área interna de aproximadamente 415m² distribuídos em oito andares. A partir do 9º andar, o empreendimento ganharia duas unidades duplex e uma triplex com a vista deslumbrante para a Avenida Vieira Souto.

