Primeira cidade da Região Serrana a receber o programa Novas Rotas, da Embratur, Areal reuniu, na tarde desta segunda-feira (13), o presidente do órgão, Marcelo Freixo, o prefeito Gutinho Bernardes (PP), secretários de turismo e representantes do setor de 15 municípios para o lançamento do projeto, voltado à internacionalização de destinos turísticos fora dos roteiros tradicionais
“Ao escolher Areal como ponto de partida, estamos valorizando a força de novos arranjos produtivos ligados ao turismo, como a enocultura, que vem crescendo no estado do Rio. Essa é uma forma de mostrar ao mundo que o Brasil vai muito além do óbvio e que o interior fluminense tem experiências únicas para oferecer”, afirmou Freixo.
Vocação para o enoturismo virou marca de Areal
Durante o encontro, foi lançada oficialmente a Rota Serra do Rio, novo roteiro turístico. A rota conecta os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, São José do Ubá, Petrópolis, Areal, Três Rios, Paraíba do Sul, Paty do Alferes e Miguel Pereira, valorizando o patrimônio natural, histórico e cultural da serra fluminense.
O prefeito Gutinho afirmou que a cidade “vive um momento especial, em que o turismo começa a se consolidar como uma nova vocação econômica. Receber a primeira capacitação do Novas Rotas é um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para fortalecer nossa identidade e mostrar que a serra fluminense tem muito a oferecer ao mundo”, disse o prefeito de Areal, que vem despontando como destino emergente no enoturismo.
O programa já foi lançado no Sul Fluminense, Costa Verde e Costa do Sol.