Faltando cerca de três meses para as eleições e seis para o fim de seu mandato, o prefeito de Três Rios, Joa Barbaglio (REP), quer terceirizar a saúde do município. Na sexta-feira (28), a Prefeitura fará pregão no qual o valor estimado do contrato é de até R$ 26 milhões pela prestação do serviço.
A empresa deverá atender às necessidades do atendimento no setor de regulação ambulatorial, pré-hospitalar fixo, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Transporte Inter Hospitalar (TIH) e Atenção Básica (AB) e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
O município justifica o pregão através de uma decisão do Tribunal de Contas (TCE-RJ) pela suspensão imediata de toda prestação de serviço por Recibo de Prestação de Serviço Autônomo (RPA). Além disso, cita que os serviços atualmente estão cobertos por um contrato emergencial. O critério de julgamento do pregão será pelo menor preço.
A terceirização da saúde às vésperas da eleição não é exclusividade de Três Rios. A Prefeitura de Japeri publicou a homologação do chamamento público para contratação da Organização Social Cempes (Centro de Medicina e Projetos Especiais) para administrar a Saúde do município pelo valor de R$ 71,8 milhões, por 12 meses.