Um carioca está entre os indicados à próxima edição do Oscar, principal premiação de cinema de Hollywood. Gabriel Domingues, que fez história nesta quinta (22) como o primeiro brasileiro indicado ao prêmio de Melhor Direção de Elenco, nasceu no Rio. Ele disputa pelo trabalho no filme “O Agente Secreto” que também foi indicado a outros três prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Filme Internacional.
Apesar de uma longa carreira em São Paulo, Domingues é carioca e, segundo o Sindicato de Atores dos EUA, estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Roteirista e pesquisador, ele tem se destacado pelo trabalho na escolha de atores em projetos nacionais premiados. Ele foi diretor de elenco em filmes como “O Último Azul” e “Todos os Mortos”, e em seriados como “Cangaço Novo” e “Cidade de Deus: A Luta Não Para”.
Categoria será inaugurada na próxima edição do Oscar
Domingues é um dos primeiros profissionais da área a ser indicado ao prêmio de Direção de Elenco do Oscar. É a primeira vez que essa categoria vai fazer parte da premiação, que é realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. Profissionais do setor cobravam uma categoria específica desde a década de 1990.
Para o prêmio de Direção de Elenco, “O Agente Secreto” vai concorrer com os filmes “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, “Marty Supreme”, “Uma batalha após a outra” e “Pecadores”.
‘O Agente Secreto’ igualou recorde de ‘Cidade de Deus’ e disputa quatro categorias no Oscar
A cerimônia deste ano acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Com as quatro indicações recebidas, “O Agente Secreto” atingiu um marco histórico para o cinema nacional na premiação e igualou o recorde de “Cidade de Deus”, que recebeu o mesmo número de nomeações no Oscar de 2004.
Na categoria de Melhor Ator, Wagner Moura é o primeiro ator brasileiro a ser indicado e vai disputar a estatueta com Timothée Chalamet (Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Michael B. Jordan (Pecadores) e Ethan Hawke (Blue Moon: Música e Solidão).
Na disputa por Melhor Filme Internacional, “O Agente Secreto” representa o Brasil e concorre com “Foi Apenas um Acidente” (que representa a França), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirât” (Espanha) e o “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia). Por fim, na categoria principal de Melhor Filme, os indicados foram:
- O Agente Secreto
- Bugonia
- Uma Batalha Após a Outra
- F1
- Frankenstein
- Hamnet: A Vida Antes de Hamlet
- Pecadores
- Marty Surpreme
- Valor Sentimental
- Sonhos de Trem

