Devido às fortes chuvas e ventos que marcam o dia no Rio, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) mudou o endereço de uma mobilização contra a dengue, neste sábado (8). O evento, que ocorreria inicialmente na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte, passou para o Rio Imagem, no número 1733 da Avenida Presidente Vargas, no Centro.
Na programação, diversas atividades voltadas à conscientização e à prevenção à dengue, como distribuição de materiais educativos, exposição das formas imaturas do mosquito e a observação das fases de evolução do Aedes aegypti em microscópio. Também está sendo entregue um checklist com orientações para a realização de uma ronda semanal de 10 minutos, ajudando a eliminar possíveis focos do inseto.
A campanha tem como objetivo reforçar a importância das medidas de contenção do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Campanha de combate à dengue também acontece na Zona Sul
A Secretaria Municipal de Saúde também promove um Dia D de combate à dengue neste sábado. Desde 8h, na Praça Tião Belo, em frente à Clínica da Família Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul, equipes distribuem material informativo e dão orientações ao público. O endereço é Rua São Clemente, 312.
Este ano, até terça-feira (4), foram registrados 29.315 casos prováveis, 1.200 internações e 25 óbitos por dengue. No ano passado, o estado do Rio viveu uma epidemia de dengue. Foram contabilizados 302.674 casos prováveis, 9.726 internações e 232 óbitos em todo o estado. Somente na cidade do Rio de Janeiro foram registrados 111.114 casos, na sequência, Volta Redonda, com 22.705 registros, e Campos dos Goytacazes, com 19.588 casos.
Com informações do site “O Dia”.

