A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai instalar uma “CPI das Barricadas” para ajudar o governo a investigar o avanço de bloqueios erguidos por milícias e facções criminosas. A criação do colegiado teve apoio expressivo e recebeu 46 assinaturas de deputados, 22 a mais do que o necessário para abrir a Comissão.
O apelo foi feito após as crescentes prisões e denúncias de que pessoas com poder político poderiam estar facilitando a construção e manutenção dessas estruturas. Para o criador da medida, deputado Giovani Ratinho (SDD), as prisões recentes de políticos e servidores reforçam que o problema deixou de ser apenas policial.
“Quando um vereador é preso por ajudar facção a levantar barricada, a gente entende que não se trata só de crime organizado — pode ter gente do poder público facilitando, direta ou indiretamente. A CPI nasce para esclarecer isso”, explicou.
Prisões de políticos no Rio acendem alerta na Alerj
O avanço da CPI ocorre após uma sequência de investigações que revelam possíveis conexões entre autoridades locais e grupos criminosos.
Na Baixada Fluminense, dois vereadores de São João de Meriti foram presos em operações distintas neste mês. Ernane Aleixo (PL) é acusado de oferecer apoio logístico e até maquinário da prefeitura ao Terceiro Comando Puro (TCP) para erguer barricadas na cidade. Já Marcos Aquino (REP), o mais votado do município nas últimas eleições, foi detido em ação contra o Comando Vermelho (CV) — ele acabou liberado após pagar fiança.
Também neste ano, a Polícia Federal indiciou o ex-deputado estadual TH Joias e mais 17 pessoas, entre elas policiais militares, um delegado federal e ex-assessores da própria Alerj, por envolvimento com facções rivais.
A comissão terá sete integrantes e prazo inicial de 90 dias, que são prorrogáveis. A CPI também deve convocar autoridades de segurança, representantes do Executivo, concessionárias e moradores para traçar um diagnóstico do problema e propor medidas que impeçam a reconstrução das barreiras e retomem áreas sob influência de milicianos e facções.

