Um esquema da facção Comando Vermelho (CV) para entregar drogas e armas no Rio é o alvo da Operação Contenção nesta quarta-feira (17). A nova etapa da ação da Polícia Civil busca cumprir, ao longo do dia, 30 mandados de busca e apreensão no Complexo da Maré, na Zona Norte, e no município de Maricá.
Até às 9h, três pessoas haviam sido presas em flagrante com uma carga de drogas e armas.
A Contenção é uma operação das polícias civil e militar do Rio que busca combater a atividade criminosa do CV no Rio e diminuir o controle da facção em comunidades do estado. A ação policial na Penha e no Alemão em outubro fez parte da operação.
CV usava grupo no WhatsApp para facilitar venda de armas
A ação desta quarta (17) se baseia em uma série de investigações do setor de inteligência da Polícia, que identificou um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp que era usado para vender drogas, armas e munições. Através do aplicativo, traficantes negociavam vendas e entrega dos ilícitos.
O núcleo de operação que atende aos “pedidos” fica na Maré, segundo a Polícia Civil. No interior da comunidade, um grupo de criminosos do CV administrava o repasse das drogas para que outro abastecesse a cidade. Os policiais investigam, ainda, um endereço em Maricá que, segundo a apuração, recebia drogas e armas da Maré para traficar no município.
A ação é coordenada pelo Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

