O governo estadual do Rio anunciou, nesta segunda-feira (09), que vai enviar cerca de 700 kits de ajuda humanitária para os municípios que mais foram afetados pelas fortes chuvas no Rio. Neste início de semana, a cidade de Porciúncula deve receber a maior parte dos itens de assistência.
Além dos kits, o governo também enviou maquinário específico para desobstrução de vias para os municípios afetados. Duque de Caxias, que registrou os maiores volumes de chuva no estado neste fim de semana, recebeu equipamentos para uso das equipes operacionais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que atuam no local.
Ao todo, serão enviados 430 colchões, 60 cobertores e 100 kits de limpeza pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e 70 colchões e kits de dormitórios pela Secretaria de Defesa Civil.
Municípios seguem sob alerta de deslizamentos após chuvas
Segundo a última atualização da Defesa Civil, pelo menos nove municípios seguem sob risco alto de deslizamento: Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Niterói, Rio das Ostras, Rio Bonito, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Silva Jardim. O restante do estado, com exceção das cidades na região Norte, tem alerta de nível médio.

