Patrimônios culturais imateriais do Brasil, o ofício de Mestre de Capoeira e a Roda de Capoeira serão oficialmente catalogados no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), será executada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) e tem como objetivos levantar informações para construção de políticas públicas e garantir a preservação dos bens culturais relacionados à prática.
Através do cadastro, a Sececrj e o Inepac vão poder mapear a presença de capoeiristas nos 92 municípios fluminenses. O banco de informações vai orientar a secretaria e o Inepac na definição das melhores ações para promoção e valorização dos mestres e das Rodas de Capoeira. O formulário de inscrição está disponível para acesso neste link https://acesse.one/gk7dM.
“Essa ação demonstra que estamos atentos à gestão compartilhada que concorre a todos os entes quando se trata da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. A Roda de Capoeira e o Ofício de Mestra e Mestre de Capoeira são bens culturais de todos os cidadãos brasileiros, e nós, enquanto poder público, devemos cumprir com o papel de garantir que sejam protegidos”, ressalta Ana Cristina Carvalho, diretora do Inepac.