O prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou, neste domingo (1º), que o Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, passará por obras de urbanização, lazer e recuperação ambiental por meio do PAC Periferia Viva, em parceria com o Governo Federal. O investimento será de R$ 171 milhões e marca o início do PAC Maré.
O anúncio foi feito durante uma cerimônia na Vila Olímpica da Maré, na Rua Tancredo Neves. A primeira etapa do programa prevê a implantação do Parque Linear da Maré, na Vila dos Pinheiros, além da reforma da sede da Gerência Executiva Local (GEL), na Baixa do Sapateiro.
“Nós fizemos aqui cerca de 30 escolas no meu outro governo. Todo esse investimento foi da prefeitura, mas viabilizado graças à parceria. O PAC funciona assim: pessoas, estados e municípios apresentam propostas ao governo federal para enquadramento. Essas propostas são avaliadas e, depois, encaminhadas”, afirmou Paes.

Lançamento do PAC Maré contou com a participação dos moradores
O projeto do parque foi elaborado com participação dos moradores, incluindo crianças de escolas da região, que apontaram a falta de espaços e equipamentos. As obras, a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura, abrangem diferentes frentes de urbanização no Complexo da Maré.
O PAC Periferia Viva também prevê outras intervenções urbanas nas localidades. As ações seguem diretrizes de um plano de ação ainda em discussão com a comunidade, voltado à qualificação do espaço urbano e da infraestrutura local.


