Durante visita técnica ao Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, na última sexta-feira (11), membros da Comissão Especial de Combate à Violência Infantil da Câmara do Rio conheceram de perto os protocolos da unidade para acolhimento e encaminhamento de casos de crianças e adolescentes em situação de violência.
A vistoria foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Leniel Borel (PP), e pelo vereador Deangeles Percy (PSD). Reconhecido recentemente com o Selo Amigo da Criança, o hospital tem protocolos próprios para identificação de casos de violência contra crianças e adolescentes, com atuação integrada desde a atenção primária até os setores de emergência, pediatria, maternidade e UTI neonatal.
“Existe um fluxo bem definido entre os profissionais de saúde, desde a rede básica até o hospital, para detectar sinais de violência e acionar imediatamente os órgãos competentes”, aponta Leniel.
Segundo a equipe da unidade, a comunicação com a atenção primária é contínua e permite um acompanhamento mais próximo de possíveis vítimas. Os parlamentares também conversaram com profissionais de saúde e analisaram os procedimentos adotados na triagem e no atendimento de casos sensíveis. A unidade mantém articulação com órgãos como o Conselho Tutelar, Ministério Público e rede de proteção social.
As informações reunidas pela comissão serão organizadas em um relatório, com recomendações legislativas e operacionais, para propor melhorias e replicar o modelo em outras unidades da rede municipal.