Nem mesmo o clima pré-feriado da última sessão plenária da semana foi capaz de esfriar os ânimos na Assembleia Legislativa (Alerj). Com muito bate-boca e tumulto, a maioria dos deputados rejeitou projeto de lei da deputada Dani Balbi (PCdoB) que autorizava a criação de comitês de equidade, diversidade e inclusão em todos os órgãos públicos do estado.
Os deputados Alexandre Knoploch e Renan Jordy, ambos do PL e contrários à matéria, pediram verificação de quórum e a votação foi feita através do painel eletrônico. Ao todo, 51 parlamentares votaram sendo 24 favoráveis e 27 contrários. O projeto estava sendo debatido em primeira discussão e Dani Balbi reagiu com veemência ao resultado.
“Essas pessoas que dizem defender a família brasileira contribuem para a morte e assassinato das pessoas trans. Essas manobras podem atrasar passos, mas a batalha continuará”, disse, em discurso nervoso, antes de pedir novamente a palavra, já mais calma.
Sessão da Alerj chegou a ser suspensa
Quando a deputada Tia Ju (Republicanos), que estava presidindo a sessão, cantou o projeto, rapidamente a discussão começou a se acalorar com deputados mais alinhados à direita traçando estratégias para que a matéria não fosse aprovada.
O projeto chegou a ser emendado. Inicialmente, a iniciativa “exigia” que o estado criasse os comitês. Após a alteração, passou a “autorizar” o executivo a criar os organismos. Contudo, nem mesmo essa modificação foi capaz de fazer com que a bancada governista votasse favoravelmente.
Knoploch, uma das principais vozes contra a medida, tentou se afastar da questão ideológica ao afirmar que não havia previsão orçamentária para os comitês. Dani Balbi, a autora, por sua vez, iniciou busca por votos suficientes para a matéria passar. Quase conseguiu: faltaram quatro.
Diante do tumulto, Tia Ju chegou a suspender a sessão por alguns minutos. Na retomada dos trabalhos, a discussão acalorada voltou, mas desta vez mais organizada. Além disso, a dificuldade em deputados que acompanhavam a sessão remotamente para computar seus votos aumentou a tensão.