O ano foi turbulento na relação entre o governador Cláudio Castro (PL) e o vice Thiago Pampolha (MDB). No entanto, o clima natalino fez com que eles dessem as mãos e, aparentemente, agitassem a bandeira branca selando a paz no Palácio Guanabara.
Nesta segunda-feira (9), Castro e Pampolha, ao lado de suas famílias, posaram juntos — e sorridentes — para fotos no projeto Luzes da Guanabara. Há algum tempo, um já vinha estendendo a mão para o outro para acalmar os ânimos. Aparentemente, o aperto de mãos final foi dado.
A treta começou quando Pampolha trocou o União Brasil pelo MDB, desagradando a Castro. As rusgas seguiram durante as chuvas que atingiram o Rio no primeiro semestre: o vice dava entrevistas enquanto o titular retornava da Disney. Para piorar, a publicação de um decreto de combate a incêndios escancarou mais uma crise entre eles, em junho.
Um dos maiores constrangimentos aconteceu na campanha eleitoral, quando o prefeito Eduardo Paes (PSD) chamou o governador de “frouxo” e “sem moral”, em evento ao lado de Pampolha, na Praça Seca. Governador e vice, além disso, são réus no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.