Hospitais e clínicas ligados à Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (Aherj) decidiram se descredenciar da Unimed Ferj na tarde desta terça-feira (6). A decisão foi tomada durante assembleia geral da entidade. As informações são do Jornal O Globo. A Aherj reúne 107 hospitais e clínicas do Rio e cerca de 40 unidades atendem pacientes da Unimed Ferj.
Segundo a Aherj, o descredenciamento com suspensão dos atendimentos pode ocorrer em até 30 dias. O prazo, no entanto, pode ser alterado após a notificação oficial do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das secretarias municipal e estadual de Saúde.
De acordo com o presidente da Aherj, Marcus Quintella, o pedido de suspensão dos atendimentos deve ser protocolado junto às autoridades ainda nesta semana. A Aherj também debateu o ajuizamento de uma Ação Civil Pública junto à ANS.
Crise da Unimed Ferj começou no ano passado
A crise da Unimed Ferj teve início no ano passado, com a suspensão de diversos serviços. Os principais prejudicados foram pacientes em tratamento contra o câncer, que relataram falta de medicamentos e consultas na rede credenciada.
Em setembro de 2025, a Justiça do Rio determinou que a operadora restabelecesse a cobertura integral aos pacientes oncológicos em até 24 horas, sob pena de multa de R$ 1 milhão. Apesar das ações da Justiça, da ANS e de órgãos reguladores, o cenário segue incerto para os beneficiários da Unimed Ferj.


A mentira é descabida. A Unimed Rio começou a falhar em 2022 quando deixou de pagar médicos e corretores. Depois migrou Ferj para tentar enganar, e agora Unimed Brasil só para ganhar tempo com.a ANS e na verdade até ela sabe que a situação não é favorável. Engana os clientes e ainda orienta o corretor vender o produto que está fora de atendimento isso para não deixar de entrar grana.
As Unined(es) estão a “brincar” )]perversamente com as pessoas que lhes pagam mensalmente? Sou uma delas e isso me faz desacreditar da seriedade necessária desses donos das unimed(es). ANS não pode junto com o governo ajudar a resolver estes problemas cruéis.
ok mas quais sao os hospitais
Porque o governo através ANS, não resolve este problema assim como faz com os correios faz um acordo com os bancos e faz empréstimo para salvar a Unimed e coloca como garantia o órgão da ANS ou do governo. Milhares de clientes estão pagando em suas mensalidades e não é barato para ter uma assistência de saúde digna.
Esse problema já vem ocorrendo desde 2020 ou antes disso com descredenciamento de alguns planos que tinham a rededoor como contemplação. Foi só piorando , a ponto de ficarmos sem os medicos que acompanhavam a nossa saúde.
E a ANS, os usuários associados vão ficar no prejuízo?
Fala-se muito nos pacientes que sempre serão prioridade de atendimento, pous a saúde não espera, o tratamento oncológico é um tratamento de muita responsabilidade e que deve ser seguido a risca inclusive com medicamentos caros, pra isso os clientes na maioria das vezes fazem o impossível para conseguir pagar um plano que lhe atenda nas suas necessidades, mas estamos esquecendo dos colaboradores que estão trabalhando de forma desumana, sem condições e chegando ao extremo do desgaste físico e emocional e o pior sem se quer ter tido uma explicação honesta pelo fato de não terem recebido seus 13º salário e muitos com seus pagamentos de dezembro faltando grandes somas de dinheiro, é realmente desumano com todas as partes!
Vamos continuar a pagar o boleto em dia e não ter atendimento?
Essa ANS, faz o jogo dos empresarios! Estão pouco se importando com os clientes! Em outros tempos, já teriam remanejamento/negociado com outras operadoras. ANS não é o órgão que fiscaliza??? Por que estão dormindo em cima dessa catástrofe????
Só uma revolução popular pode acabar com os abusos das operadoras. Saúde não deveria ser mercadoria, e sim um direito universal.
E vamos continuar pagando os boletos ?
Que acontece se deixamos de pagar ?
Essas empresas de saúde fazem o que querem … E Ans é uma mãe com as operadoras
Acho que pelo menos deviam ser credenciar com um outro plano e não deixar todo mundo na mão. Eu com 82 anos não consigo entrar em plano nenhum como Bradesco, Amil e outros.
Um absurdo o que fazem com a gente e ninguém toma providência
Um absurdo o qie os usuarios estão vivendo com a Unimed! Ja me trato a anos com o cardiologista, oncologista, ginecologista, psiquiatra( minhas filhas) endocrinologista , oftalmologista dentre outros. Todos sairam da unimed por conta de não receber pagamento da unimed. Muitos eram médicos cooperados. Tenho unimed desde 1997 a unimed era de excelência. Morro na Ilha do Governador/ Rj e não tenho um médico que atenda mais pela unimed. Ano passado quem deveria fiscalizar e regular e não permitir esses abusos a ANS, deixou aumentar em 20% os planos e agora vai permitir maus 14, 7% de aumento. Estamos abandonados.
Enquanto isso a gente segue pagando todos os meses o plano de saúde, pra não ter direito a ir nem a uma consulta, porque os médicos não estão atendendo, ai da gente se atrasar um dia sequer, multa altíssima, pensando seriamente em migrar de plano!
Quero saber a onde está escrito que apartir de agora que as consultas realizadas por todos médicos da Unimed ou Unimedferj serão cobrados consultas no valor de $200,00
Um advogado disposto a entra com ação temos?
Tem q ter solução,então temos que processa ANS, q permite acontecer isso.Quem desviou, não vão ser processados e bloquear os bens.Pq deixam plano de saude,patrocinar futebol? Isso é um absurdo!Quem vai devolver o dinheiro de quem está pagando unimed?
A resposta que todos os associados da UNIMED FERJ, estão esperando receber:
VAMOS CONTINUAR PAGANDO AS MENSALIDADES SEM RECEBER ATENDINENTO NOS HOSPITAIS E CLIJICAS?
Uma vergonha! O Supremo Tribunal em vez de ficar defendendo seus amiguinhos deveria tomar vergonha na cara e se pronunciar junto a ANS providências urgentes. Cambada de bandidos com toga.
E nós usuários que precisamos de atendimento e procedimentos, ficamos no prejuízo?
É um verdadeiro absurdo. Desde julho sabemos que vai ocorrer um colapso nos atendimentos, o momento está muito próximo. O mais triste é quem sempre pagou vai morrer nas mãos da UNIMED FERJ e UNIMED BRASIL, com a anuência da ANS. O que estão esperando para liquidação dessa empresa
Só lembrando que médicos empresários do setor de saúde são a segunda bancada no congresso inimigo do povo
Faço tratamento oncológico e vou ter que parar o tratamento na metade,tenho câncer no reto,como devo fazer
As Unined(es) estão a “brincar” )]perversamente com as pessoas que lhes pagam mensalmente? Sou uma delas e isso me faz desacreditar da seriedade necessária desses donos das unimed(es). ANS não pode junto com o governo ajudar a resolver estes problemas cruéis.
Penso que a ANS deveria tomar uma medida contra esses abusos.
Brasil terra de BANDIDOS ! Pagamos em dia e não temos direito nesses planos de GOLPE uma vergonha CRÁPULAS …CANALHAS
Sou cliente há mais de vinte anos e a Unimed Rio desde que passou a patrocinar clube de futebol desvirtuou do objetivo que era cuidar dos associados , muitos com sérios problemas de saude notava-se sérios problemas com atendimento juntos con as clínicas e médicos que alegavam não estavam recebendo os honorários que lhes eram cabível, e hoje nen a ANS e sequer nossos governantes. Tomam providências para solucionar este embrolio e nos pacientes aqui sofrendo sem atendimento médico especializado . Eu estou há 4 meses tentando agendar médico ortopedista e nenhum especialista de pumho querem atender, pois necessito cirurgia e fico sofrendo de dores
Tá uma vergonha, não consigo marcar ou fazer nenhuma consulta, já fui em 3 médicos que no retorno já não aceitou mais. Acabo de receber ligação desmarcando consultas agendadas a 2 meses.
Olha, caso o plano não tenha médico credenciado no município de residência de vocês, pode ser solicitado reembolso integral de um profissional que atue no município.
É claro que o plano sempre nega, mas ai vocês precisam de um advogado pra entrar com a ação, infelizmente eles só se movimentam com processo.