O governador Cláudio Castro (PL) anunciou, em postagem nas redes sociais, uma mudança na escala dos PMs que trabalham nas radiopatrulhas, fazendo as rondas nas ruas do Rio e atendendo às chamadas do 190. Ao lado do secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, Castro informou que a escala passa dos 12×24/12×48, para 12×24/12×72 — o que significa um dia a mais de folga entre as jornadas.
A mudança começa pelas equipes que atuam na Região Metropolitana, mas será estendida a todos que trabalham nas radiopatrulhas.
Castro diz que escala dos PMs é ‘um vespeiro’
“Um assunto que é polêmico, que na política se diz que é um vespeiro, que ninguém nunca teve coragem de enfrentar, de atacar, de mexer, é a questão da escala dos nossos policiais. A gente sabe que é uma demanda antiga. Nós vamos começar, sobretudo, com quem mais sofre hoje, que é o nosso radiopatrulhamento”, disse o governador.
Menezes afirmou que a mudança na escala dos PMs começa pelas unidades da Região Metropolitana e, gradualmente, com a formatura dos novos policiais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), vai chegando ao interior do estado.
“É uma mudança gradual, responsável, mas principalmente, com o diálogo com a tropa”, disse o comandante.
De acordo com o governador, as mudanças vão dar mais tempo de folga ao policial militar — e, também, a possibilidade de adesão ao Regime Adicional de Serviço (RAS), o que permite o aumento da renda.

