Herus Guimarães Mendes, jovem morto por policiais do Bope durante uma festa junina no Morro Santo Amaro, no Catete, será homenageado com um memorial na comunidade. O espaço “Memorial Herus Vive” foi inaugurado nesta segunda-feira (13), data em que ele completaria 24 anos.
A homenagem foi uma iniciativa de moradores do Santo Amaro, que também marcaram um ato de inauguração às 18h, com a presença de familiares e amigos do jovem, além de representantes de movimentos sociais.
Herus foi baleado por agente do Bope; inquérito concluiu legítima defesa
O caso aconteceu no último mês de junho. No final de setembro, a Polícia Civil concluiu, em inquérito, que o policial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que efetuou o disparo contra Herus agiu em “legítima defesa putativa”, que acontece quando se age por acreditar haver perigo, mesmo que o risco se comprove falso.
Segundo a Polícia, o agente disparou em reação a um “ataque pesado com armamento de guerra por parte de traficantes”. O inquérito foi levado ao Ministério Público, que deve analisar o resultado em conjunto com procedimentos investigatórios instaurados pela Polícia Militar e pelo próprio MP.