Casimiro de Abreu, município nas Baixadas Litorâneas, comemora: atingiu o seu melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Com a pontuação de 6,1 nos anos iniciais e 4,8 anos finais, consolidou a liderança na educação escolar pública.
À frente da Secretaria municipal de Educação, Gracenir Oliveira afirma que foram determinantes as políticas públicas na valorização do professor, na infraestrutura da rede e na oportunidade para os alunos. Foram elas que transformaram o esforço entre os anos de 2021 a 2024 em fato gerador.
Iniciativas como a implementação da Escola em Tempo Integral e o setor de leitura em toda rede, a inauguração do Centro Educacional Integrado, a elaboração de novos projetos pedagógicos, a formação continuada para os professores e os recursos didáticos e tecnológicos atualizados fizeram a diferença.
“Incentivar a educação é investir no futuro de nossas crianças e adolescentes. Assim, temos trabalhado cotidianamente para que esse futuro chegue” afirma a secretária.
Materiais pedagógicos novos como tablets; projetos sobre a dengue e o trânsito; as maletas literárias, o projeto Cultivar e entre outros, também foram lembrados. A implementação de novas salas de recursos, para acolher alunos da Educação Inclusiva foi um sucesso.
Gracenir ainda lembra a implementação do sistema Conecta CasimiroEdu, que levou praticidade e eficiência ao sistema educacional. A captação de recursos manteve o Programa de Educação Conectada, a Escola em Tempo Integral, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, as políticas voltadas à equidade e à educação étnico-racial. .
Destacam-se ainda materiais de apoio como os Cadernos Pedagógicos (Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais), além da realização de simulados e do Projeto de Extensão para preparação do SAEB. A secretaria também valorizou a cultura e o esporte com o Festival Literário, a Semana Nacional da Educação Infantil, a Feira de Tecnologia e Ciência Casimirense, os Jogos Estudantis do Poeta e os jogos locais das Olimpíadas Especiais Brasil.