A concessionária MetrôRio informou que o cartão Jaé, sistema de bilhetagem da Prefeitura do Rio, começará a ser aceito no metrô a partir de 2 de agosto — mesma data em que passará a ser o único válido nos modais municipais da cidade. Os validadores do novo cartão já começaram a ser instalados nas estações.
O anúncio de que o metrô passaria a aceitar o Jaé foi feito no último sábado (19). Segundo a MetrôRio, houve uma reunião com representantes do governo do estado, da Prefeitura do Rio e da empresa responsável pelo cartão.
Ficou acordado que a concessionária adotará o novo sistema e que as partes estão na fase final de definição da minuta contratual.
Acordo de cooperação técnica
A novidade representa mais um avanço na adoção do Jaé pelos modais estaduais.
Na sexta-feira (18), as secretarias estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e municipal de Transportes do Rio (SMTR) assinaram um acordo de cooperação técnica para garantir o pleno funcionamento do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e da Tarifa Social durante a transição para o novo sistema.
Sobre o convênio
O convênio formaliza o compromisso de integração entre os sistemas municipais e estaduais de transporte, assegurando ao passageiro o direito de continuar recebendo o subsídio concedido pelo governo do estado.
O BUI é uma política pública em vigor desde 2010 que permite ao usuário pagar apenas R$ 8,55 ao utilizar dois transportes, sendo um deles intermunicipal.
Além de assegurar a efetividade do BUI, a cooperação prevê o compartilhamento de dados, a transparência nos fluxos financeiros e mecanismos técnicos que viabilizem a integração tarifária entre os sistemas estadual e municipal, respeitando a modicidade tarifária e o direito à mobilidade.
Integração com trens e barcas
A partir de 2 de agosto, apenas o cartão Jaé será aceito nos transportes municipais. No entanto, a integração com outros modais intermunicipais como trens e barcas ainda é incerta. Até o momento, apenas os usuários do BUI poderão continuar utilizando o RioCard nos transportes municipais.
No âmbito municipal, o Jaé é aceito em ônibus, BRT, VLT, vans e nos chamados “cabritinhos”. Vale destacar que a transição definitiva do sistema RioCard para o Jaé começou em 5 de julho para os usuários com gratuidade.