Em sessão, na manhã desta quinta-feira (09), a Câmara de Araruama reprovou as contas do exercício 2023 da ex-prefeita Livia de Chiquinho. Os vereadores seguiram o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que encontrou “irregularidade e impropriedades” nas contas e emitiu parecer contrário à aprovação.
O relatório, elaborado pelo conselheiro Márcio Pacheco, aponta “Abertura de crédito adicional com base em excesso de arrecadação nas fontes vinculadas e na fonte de recursos ordinários, sem o excesso apurado nas respectivas fontes de recurso.”
Após a votação, Chiquinho da Educação, ex-prefeito de Araruama, anuncia pré-candidatura de Livia a deputada estadual
À exceção da vereadora Roberta Barreto (MDB), aliada da ex-prefeita, que não compareceu à sessão, todos os demais vereadores de Araruama votaram de acordo com o parecer do TCE.
Livia é casada com o também ex-prefeito Chiquinho da Educação, que está inelegível mas, em resposta aos vereadores, postou em suas redes sociais que a mulher é pré-candidata a deputada estadual nas eleições de 2026. Com a reprovação das contas, porém, ela também pode ficar inelegível.
