O dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro e, desde 2023, se tornou um feriado nacional. A data marca o dia do assassinato de Zumbi dos Palmares, líder da luta contra a escravidão no século XVII.
Por ser o principal ponto da chegada de escravos ao Brasil, a cidade do Rio adotou a data como feriado há 30 anos, em 1995, seguida pelo estado, em 2002. Com a forte presença da população preta no território, homenagens e eventos acontecem em todo o estado.
Dia começa com a tradicional lavagem do Monumento de Zumbi dos Palmares
Uma das mais tradicionais homenagens acontece no monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, localizado no Centro do Rio, na Avenida Presidente Vargas, na altura do Terreirão do Samba. Tradicionalmente, o local recebe uma lavagem simbólica, com apresentações culturais. Neste ano, a tradicional cerimônia começa às 9h.
Cortejo de Tia Ciata percorre a Pequena África com performance itinerante

O Cortejo da Ciata é uma ação artístico-cultural que celebra a força da memória afro-brasileira. Inspirado na trajetória de Tia Ciata (Hilária Batista de Almeida) — ialorixá, líder comunitária e matriarca do samba —, o cortejo propõe uma performance itinerante e coletiva que integra música, dança, canto, figurino e oralidade, percorrendo as ruas da Pequena África, território histórico da resistência negra no Rio de Janeiro. Mais de 20 grupos e artistas estarão presentes no evento, que chega a sua 11ª edição.
O trajeto sai do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Rua Benedito Hipólito, 125; percorre a Avenida Presidente Vargas, passando pelo Monumento a Zumbi dos Palmares e retorna ao ponto de partida. Após o cortejo, apresentações acontecem no local. O evento está previsto para começar às 10h.
Samba Terreiro de Crioulo, em Padre Miguel, homenageia territórios ocupados pela comunidade negra

Com o tema “A nossa Pequena África”, o Terreiro de Crioulo faz uma homenagem a vida e aos territórios ocupados pela comunidade negra. O evento acontece na Praça do Juras, em Padre Miguel, e é gratuito. Para acessar o local, o público precisa retirar os ingressos na plataforma Sympla. O cantor e compositor Arlindinho é um dos convidados confirmados no evento, que atraiu um público de cerca de 13 mil pessoas no ano passado.
Escola Olodum e Samba da Dida agitam a tarde na Gamboa

O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira também cede seus espaço para a música no feriado. A partir das 12h, os portões do local serão abertos para o público. Marcelo Negrett e a Escola Olodum abrem o evento, que tem o Samba da Dida como atração principal. A entrada é gratuita e haverá venda de uma tradicional feijoada no local. O museu funciona no Centro Cultural José Bonifácio, na rua Pedro Ernesto, 80, na Gamboa.
Jardim Botânico terá oficina “Saberes Ancestrais: entre ervas e sais”

O Jardim Botânico participa da programação do feriado da Consciência Negra. O espaço recebe a oficina “Saberes Ancestrais: entre ervas e sais”, em que os participantes produzem sachês de escalda-pés inspirados em antigas práticas de cuidado e relaxamento. A atividade visa promover uma experiência sensorial de profundo afeto a partir dos saberes ancestrais e dos aromas das plantas. As oficinas ocorrem no horário das 10h30 às 12h e da 14h30 às 16h, com 20 vagas cada que serão distribuídas por ordem de chegada.
Negro é Lindo Festival, no Circo Voador, terá diversas atrações gratuitas ao longo do dia

O Circo Voador recebe o encontro gratuito e acessível de arte, pensamento e celebração da identidade negra no Brasil. O festival reúne shows, rodas de conversa, aula pública, exposição de artes plásticas, feira preta, capoeira e desfile de beleza negra. O evento começa às 15h e terá apresentações musicais, ativações e festa Mariwô, que encerra as atividades do festival. Para participar, o público deve retirar os ingressos gratuitos na plataforma Sympla.

