O tradicional pórtico de Belford Roxo, que fica na entrada do município para quem chega pela Rodovia Presidente Dutra, virou um troféu para os prefeitos. Sob gestão de Márcio Canella (União) desde o início do ano, a estrutura, que já foi modificada outras vezes, vai ganhar um novo visual em breve.
O pórtico foi inaugurado no começo dos anos 1990 pelo primeiro prefeito da cidade então recém-emancipada de Nova Iguaçu, Jorge Júlio Costa dos Santos, o Joca. Ele chamava atenção por ter uma identidade visual marcante: feito em pedras, no estilo “castelo”. Rapidamente se tornou uma marca do município e ganhou o carinho dos belforroxenses.

Mais de 20 anos depois, em 2016, Wagner Carneiro dos Santos, o Waguinho (Republicanos), foi eleito prefeito e, em julho de 2017, decidiu pôr abaixo o pórtico tradicional para erguer um “mais moderno” no lugar. A antiga estrutura foi destruída e substituída por outra com detalhes na cor laranja, marca registrada durante os oito anos da gestão Waguinho. A medida não foi bem recebida pelos moradores.

Passados oito anos, nova mudança no horizonte. Canella, que dizem não suportar a cor laranja por remeter a seu ex-aliado Waguinho, de quem foi vice-prefeito, já mandou derrubar o “novo” pórtico. Segundo as versões prévias já divulgadas, o “novo, novo pórtico” terá uma mescla de azul e branco, combinação que Canella tem colocado no lugar do laranja.
Não há placa com custo e prazos na obra do novo pórtico de Belford Roxo
Embora o local ainda não tenha placa informando quanto custará a reforma e qual empresa está fazendo a estrutura, a implementação da nova identidade visual da entrada da cidade segue em marcha.
Enquanto boa parte dos moradores segue saudosista pelo antigo pórtico de pedra, fica no ar a dúvida: será que o alcaide que substituir Canella também vai querer um pórtico para chamar de seu?