A região da Barra Olímpica, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, vai ganhar um novo bairro planejado. O Outeiro será construído por meio de uma parceira entre as empresas Riva e Carvalho Hosken, que é a responsável pelo desenvolvimento de outros bairros planejados como Península, Rio 2 e Cidade Jardim, que ficam localizados na mesma região.
O terreno do Morro do Outeiro fica localizado ao lado do Riocentro, no entroncamento entre a Avenida Salvador Allende e o Parque Olímpico, área de grande fluxo de pessoas e veículos. A área tem 1,5 milhão de metros quadrados e sedeou provas do ciclismo durante o Pan-Americano de 2007. Atualmente, há apenas uma estação elevatória de água no terreno.
Segundo a Carvalo Hosken, a primeira fase dos empreendimentos tem valor geral de vendas de pelo menos R$ 1,5 bilhão. O Valor Geral de Vendas (VGV) é a receita total estimada de um empreendimento imobiliário, calculada multiplicando o preço de venda de cada unidade pelo número total de unidades.
A Riva será a responsável pela primeira parte do projeto e vai erguer empreendimentos no trecho que fica compreendido entre a Avenida Salvador Allende a Estrada Santa Maura, nas proximidades dos Estúdios Globo.
Novo bairro da Barra Olímpica começa a sair do papel em 2027
A associação entre a Riva e a Carvalho Hosken ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e receber o aval da prefeitura. O lançamento do projeto está previsto para 2027 e a entrega deve acontecer em 2030.
A primeira fase do desenvolvimento novo bairro planejado da Barra Olímpica irá ocupar apenas 20% da área total do terreno do Outeiro. De acordo com a Carvalho Hosken, o projeto para o desenvolvimento do bairro é de longo prazo, adotando o modelo seguido na construção do Rio 2, que demorou 30 anos para ser totalmente desenvolvido.

