Candidato a prefeito de Angra dos Reis pelo PL, Renato Araújo foi multado em R$ 5 mil por conta de um vídeo publicado em sua rede social na época da pré-campanha, quando aparece recebendo apoio do ex-candidato à presidência Padre Kelmon (PL).
Na segunda instância, o desembargador eleitoral Ricardo Perlingeiro entendeu que houve propaganda eleitoral antecipada, aplicando a penalidade mínima a cada um.
Na primeira instância, o juiz da 147ª Zona Eleitoral considerou que não houve propaganda extemporânea. No entanto, o PRD entrou com recurso e conseguiu a punição.
O vídeo
No vídeo em que se denomina candidato do Bolsonaro, Renato Araújo recebe apoio do Padre Kelmon: “Minha gente de Angra dos Reis, estou muito feliz, muito contente em conhecer o nosso candidato aqui, Renato Araújo. É o nosso pré-candidato do PL a prefeito dessa cidade. Nós precisamos de homens com essas bandeiras: Deus, pátria, família, vida e liberdade. O melhor para Angra dos Reis você já sabe, olha ele aqui, Renato Araújo, o nosso candidato. Deus abençoe Angra dos Reis. Deus abençoe o senhor e que chegue lá”, afirma o padre.
O PRD argumentou que, embora não tenha havido pedido explícito de voto, Renato Araújo buscou “com o seu apoiador, antecipadamente garantir o sucesso no pleito, difundindo mensagem que possui conteúdo semântico equivalente ao pedido de voto, mediante as expressões “o melhor para Angra dos Reis você já sabe, olha ele aqui, Renato Araújo, o nosso candidato” e “que chegue lá”.”
Triste país que um tipo como esse “padre” ainda circula por aí