A Light recebeu o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para continuar como concessionária de energia do Rio até 2056. Nesta terça-feira (04), a Agência aprovou a recomendação de renovar o contrato por mais 30 anos e encaminhou a decisão ao Ministério de Minas e Energia (MME) do Governo Federal, que tem a responsabilidade final de escolher o futuro da concessão.
A informação é do jornal “O Globo”. De acordo com o relatório técnico, legal e operacional da Aneel, a empresa atingiu os critérios de distribuição, fornecimento e gestão financeira, além de comprovar a regularidade fiscal e jurídica. O documento cita problemas na gestão da empresa, como perdas comerciais e um pedido de recuperação judicial, mas indica que as dificuldades não contrariam as exigências.
MME decide se renova com Light ou não
A MME deve divulgar a decisão até o final do ano. Caso decida contrariar a recomendação da Aneel, uma nova operadora deve ser escolhida através de leilão. A Light tem direito a pedir pela renovação do contrato, pelas regras.
A Light foi privatizada na década de 90 e atua em 31 municípios do Rio, atendendo cerca de 11,6 milhões de pessoas.

