A lei que proíbe a venda de garrafas de vidro nos arredores de estádios do Rio em dias de jogos foi publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial, após a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) derrubar o veto integral do governador Cláudio Castro (PL).
A norma determina que a comercialização e distribuição de produtos em recipientes de vidro está proibida em um raio de 200 metros dos estádios, durante o período de cinco horas antes e cinco horas depois das partidas. O descumprimento pode gerar advertências e multas que podem chegar a 50 mil UFIR-RJ.
De acordo com o autor da lei, deputado Carlinhos BNH (PP), o objetivo é aumentar a segurança e evitar episódios de violência.
“Garrafas de vidro viram armas nas mãos de pessoas mal-intencionadas. A lei defende a integridade física e vidas”, afirmou o parlamentar.
Tragédia perto de estádio
Em junho de 2023, uma torcedora do Palmeiras foi morta depois de ser atingida por uma garrafa de vidro durante uma confusão no entorno do Allianz Parque, em São Paulo, antes de um jogo contra o Flamengo.