Até as palmeiras imperiais de Laranjeiras sabem que a política do Rio ferveu e entornou na última segunda-feira (30). Que dirá o governador Cláudio Castro (PL). Numa sessão para lá de acalorada, a Assembleia Legislativa aprovou a convocação do secretário estadual de Transportes, Washington Reis, para depor na CPI da Transparência, a mais bélica da casa.
Alguns dos mais destacados deputados governistas têm se revezado ao microfone exigindo a demissão de Washington por infidelidade — já que o homem se recusa a apoiar o pré-candidato de Castro para 2026, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União). E o pior: o secretário e presidente do MDB estadual ainda posa nas redes sociais ao lado do principal nome da oposição, o prefeito Eduardo Paes (PSD).
Dá-lhe fogo alto.
Castro vai embarcar para Portugal
Justamente neste momento, o governador se prepara para levantar voo, nesta quarta-feira (02), para participar da 13º edição do Fórum Jurídico de Lisboa, realizado em Portugal pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
O dono da caneta, até domingo, será Bacellar. Que, se depender do conselho dos incendiários que gravitam ao seu redor, deve aproveitar a interinidade para exonerar o desafeto.
Mas, enquanto a turma do Largo da Carioca está em ponto de ebulição, o Palácio Guanabara anda morninho. Os mais próximos de Castro garantem que o governador vai viajar tranquilo.
“Bacellar sempre disse que não faria nada na interinidade que não houvesse combinado com o governador. E o presidente da Assembleia é conhecido como um homem de palavra”, atestou um dos políticos de alta patente com assento nas Laranjeiras. “O governador disse que vai viajar tranquilo, porque acredita que Bacellar não tomará nenhuma medida brusca na sua ausência”.
Alguns dos assessores do Guanabara garantem que Castro ainda acredita na recomposição da base aliada em torno de um objetivo comum, que é a continuidade no comando do governo do estado. E que, quando voltar e a temperatura baixar, ainda será possível fazer com que Bacellar e Washington se entendam.
🌴 Até as palmeiras imperiais sabem…
⠀
A política do Rio está quente, mas o governador Cláudio Castro mostra equilíbrio e confiança. Mesmo com o cenário pegando fogo na Alerj, ele segue firme no propósito de unir a base, reconstruir o estado e manter o foco no que importa: o povo do Rio de Janeiro.
⠀
A relação respeitosa com o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, é prova de que ainda há espaço para maturidade política e compromisso com o futuro do estado.
⠀
📣 Temos certeza:
A direita está alinhada com a verdade, com a responsabilidade e com o sucesso da recuperação do Brasil e do Rio.
⠀
Chega de vaidades. O tempo agora é de projeto, confiança e união. E nisso, estamos com Cláudio Castro! e Bacellar