Quer saber como está qualidade da água que chega em sua casa e do esgoto da sua cidade? A resposta agora está a um clique. A Agenersa, Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado, tornou disponível, em seu site, a primeira plataforma digital do Brasil para a consulta pública sobre a qualidade da água e do esgoto.
Desenvolvida em parceria com o Verificador Independente (Fipe), a ferramenta apresenta um Painel de Controle Gerencial criado para organizar, processar e disponibilizar os parâmetros que compõem o Indicador de Desempenho Geral (IDG) das concessionárias de saneamento — e, sim, conforme aferição independente.
Atualmente, a plataforma já processa os dados do Índice de Qualidade da Água (IQA) e do Índice de Qualidade de Esgoto (IQE) — ambos componentes do IDG e reportados mensalmente à agência reguladora. A novidade é que o sistema também será capaz de processar e padronizar todos os arquivos de dados fornecidos pelas concessionárias, aplicando regras de consistência e validação de cada indicador.
Com a plataforma da Agenersa, vai ser possível acompanhar de perto o desempenho das concessionárias
Com recursos interativos e automatizados, o painel permite acompanhar a qualidade dos serviços por bloco de concessão, município, estação de tratamento de água ou esgoto, além de oferecer filtros por ano, mês e até mesmo por dia das coletas. Isso possibilita comparações entre concessionárias, blocos e municípios, bem como análises geoespacializadas das informações auditadas pela Fipe.
A plataforma oferece à sociedade civil, aos órgãos de controle e aos demais interessados um panorama completo e confiável do desempenho das concessionárias. Além de garantir acesso público a informações essenciais, a ferramenta possibilita a identificação de tendências, sazonalidades e falhas operacionais, fortalecendo o controle social e a efetividade da regulação.