Integrantes da coligação do candidato a prefeito de Belford Roxo pelo União Brasil, Márcio Canella, entraram com notícias de inelegibilidade e fraude à fiscalização eleitoral contra João Carlos Julião, vice do candidato Matheus Carneiro (Republicanos) e 12 governistas candidatos a vereador. Todos ocupavam cargos na administração do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho (Republicanos), tio de Matheus — deixaram os postos para se candidatar, mas puseram parentes em seu lugar.
Na última sexta-feira (13), o juiz André Ricardo de Franciscis Ramos, da 154ª Zona Eleitoral de Belford Roxo, indeferiu o registro de candidatura de Rafael Santos Soares Rocha, o Rafael do Gás (PT), a vereador. O rapaz havia deixado o cargo de subsecretário municipal de Esporte e Lazer, mas sua mulher foi nomeada em seu lugar. O juiz afirmou que a artimanha foi uma tentativa de burlar o sistema e que Rafael, mesmo exonerado, continuou exercendo o cargo de fato.
Denunciados deixaram cargos na Prefeitura de Belford Roxo
Todos os denunciados estão na mesma situação. João Carlos Julião deixou o cargo de secretário de Articulação Política em 2 de abril, para assumir a vaga de vice do candidato governista à prefeitura, Matheus Carneiro. No mesmo dia, foi nomeada em seu lugar Alba Regina de Mello Julião — sua mulher.
Se o juiz eleitoral mantiver o mesmo entendimento do caso Rafael do Gás, Matheus vai ter que procurar um novo vice.