A imprudência de motociclistas em São Gonçalo tem se agravado a cada dia. De acordo com dados do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), referência em casos de trauma, os atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo motos aumentaram consideravelmente, com uma alta de 31,89% em janeiro deste ano, se comparado ao mesmo mês em 2024.
Nas ruas, o comportamento irresponsável de alguns motociclistas, que realizam manobras perigosas, continua sendo um grande desafio. O pior é que muitas dessas ações ainda são compartilhadas nas redes sociais.
Um dos vídeos que circula nas redes sociais mostra um motociclista fazendo manobras ousadas, ultrapassando carros e ônibus, enquanto se diverte com a situação e descreve sua ação como “passadão de cria”, termo utilizado para se referir a esse tipo de prática.
Mais de 500 atendimetnos
De acordo com os números do Heat, o mês de janeiro de 2025 registrou 513 atendimentos envolvendo motocicletas, um aumento significativo em relação a janeiro de 2024, quando o número foi de 389.
Além disso, o hospital informa que, mensalmente, cerca de 1.100 pacientes vítimas de acidentes de moto são atendidos em diversas especialidades médicas da unidade. Alguns desses pacientes enfrentam tratamentos longos e sequelas graves, que podem durar mais de um ano.
PM intensificou ações na região
A Polícia Militar tem intensificado suas ações para combater essas práticas perigosas. Em nota, o órgão informou que a corporação realiza diversas operações em parceria com o Detran-RJ e as Secretarias Municipais de Ordem Pública.
“Em situações como as mencionadas, os policiais interceptam os motociclistas, verificando documentos e possíveis infrações flagrantes. Em todo o território fluminense, a SEPM atua de forma conjunta com equipes do Detran na ‘Ação Siga Legal’, uma operação responsável pela fiscalização de irregularidades em veículos e pelo combate a esse tipo de comportamento”, afirmou a PM.
A Polícia Militar também faz um apelo à população, pedindo que denúncias sejam feitas por meio do Disque-Denúncia (21) 2253-1177 ou pelo telefone 190, em casos urgentes, para que medidas imediatas possam ser tomadas. Além disso, o registro de ocorrência nas delegacias da Polícia Civil, segundo a PM, é fundamental para o início das investigações.
Mobilização da Prefeitura de São Gonçalo
A Prefeitura de São Gonçalo também tem se mobilizado para combater o tráfego irregular. A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, em parceria com o 7º BPM e a Guarda Municipal, realiza ações diárias para fiscalizar infrações e combater as práticas perigosas nas vias da cidade.
“Rotineiramente, fazemos campanhas educativas nas escolas da rede municipal, onde as crianças aprendem sobre as leis de trânsito, repassando o conhecimento para seus responsáveis e se tornando adultos mais conscientes. Também estamos fazendo postagens educativas sobre trânsito seguro nas redes sociais da prefeitura”, informou a Secretaria de Meio Ambiente e Transportes.
Além disso, a prefeitura destaca o sistema de monitoramento da cidade como uma ferramenta importante no combate às infrações. Com 440 câmeras espalhadas por São Gonçalo, a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG) funciona 24 horas por dia, auxiliando na identificação de irregularidades e no flagrante de atividades ilícitas.