Sete suspeitos morreram em confrontos, nesta sexta-feira (10), durante uma megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) em 15 favelas do Estado do Rio. A ação ocorre um dia após a morte de Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê, um dos chefes da facção na Zona Oeste.
Durante entrevista coletiva à imprensa, o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, atualizou os números: 19 criminosos presos e 10 fuzis apreendidos:
“Essa integração entre as polícias e as equipes operacionais é importantíssima. Pessoas que estão sendo presas, estão sendo alvos dessa ação expansionista, principalmente do Comando Vermelho, e quem ganha são as comunidades impactadas, como um trabalho que está trazendo impactos positivos”, ressaltou o delegado.
A ofensiva mobilizou 500 agentes em favelas da capital e da Região Metropolitana, dentro da Operação Contenção, que tem como objetivo frear o avanço do CV em territórios dominados por outras organizações criminosas e milícias.

Agentes foram recebidos a tiros, informa a PM
As sete mortes foram registradas no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte, durante uma ação do 41º BPM (Irajá). Segundo a Polícia Militar, os agentes foram recebidos a tiros, houve confronto e seis homens foram baleados e morreram no local.
Além do Juramento, há operações simultâneas nas seguintes favelas:
- Bateau Mouche (Praça Seca) — Batalhão de Choque
- Chacrinha (Praça Seca) — Batalhão de Choque
- Cidade de Deus — Bope
- Complexo da Mangueirinha (Duque de Caxias) — 15º BPM (Caxias)
- Gardênia Azul — Bope
- Morro da Caixa D’Água (Quintino) — Batalhão de Choque
- Morro do Banco (Itanhangá) — Polícia Civil
- Morro do Dezoito (Água Santa) — 3º BPM (Méier)
- Morro do Jordão (Taquara) — Batalhão de Choque
- Morro do Juramento (Vicente de Carvalho) — 41º BPM (Irajá)
- Muzema (Itanhangá) — Polícia Civil
- Pendura-Saia (Praça Seca) — Batalhão de Choque
- Rio das Pedras (Itanhangá) — Polícia Civil
- Tijuquinha (Itanhangá) — Polícia Civil
- Vila Kennedy (Bangu) — 14º BPM
Sobre o Operação Contenção
De acordo com a Polícia Civil, a Operação Contenção é uma ação permanente voltada à desarticulação da estrutura financeira, logística e operacional do Comando Vermelho. Desde abril, 98 criminosos foram presos e 10 morreram em confrontos.