Uma força-tarefa do governo do estado descartou, nesta quarta-feira (8), cerca de 20 litros de bebidas sem procedência durante uma operação de combate à adulteração e ao contrabando desses produtos. A fiscalização ocorreu em bares, restaurantes, distribuidores e depósitos da Região Metropolitana.
A equipe foi coordenada pela Secretaria de Defesa do Consumidor (Sedcon) e pelo Procon-RJ, em parceria com a Polícia Militar e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). Os estabelecimentos fiscalizados foram identificados como suspeitos de comercializar bebidas falsificadas ou sem origem comprovada.
“A adulteração de bebidas é um crime que coloca em risco a vida das pessoas e engana o consumidor. Estamos atuando com firmeza para coibir esse tipo de prática e garantir que bares e restaurantes ofereçam produtos seguros, de qualidade e com procedência. A proteção da saúde da população é prioridade absoluta”, afirmou o governador Cláudio Castro (PL).

Mais de 300 litros de bebidas irregulares já foram descartados
Segundo o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, o Rio vem intensificando o monitoramento de casos de adulteração e contrabando de bebidas há mais de um ano.
“Somente no último ano, mais de 300 litros de produtos com indícios de falsificação ou contrabando foram apreendidos em operações realizadas em municípios como Rio das Ostras, Niterói e na Zona Sul da capital. Entre os itens recolhidos estavam uísques e cachaças adulteradas, que representam sérios riscos à saúde pública, além de vinhos descaminhados”, destacou o secretário.

Cartilha com orientações para identificar bebidas falsificadas
Na última semana, foi lançada no estado uma cartilha inédita com orientações práticas para ajudar os consumidores a reconhecer bebidas falsificadas. O material, desenvolvido em parceria com a Abrabe, está disponível nos sites da Sedcon, Procon-RJ e Abrabe, e também será distribuído em locais de grande circulação, como terminais rodoviários e estações de barcas.
Durante o lançamento, foi assinado um protocolo de intenções que institui a Agenda Antipirataria de Bebidas no Estado do Rio, um marco pioneiro no país. Pela primeira vez, um órgão estadual de defesa do consumidor firma parceria técnica com uma entidade representativa do setor de bebidas para fortalecer o combate à falsificação e ao contrabando.