O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União) garante que só está fazendo a obra no pórtico da cidade porque a estrutura, sem manutenção adequada há anos, estava muito deteriorada e ameaçava desabar. O pórtico de Belford Roxo, inaugurado na década de 90, foi modificado pelo antecessor, Wagner Carneiro, o Waguinho (Republicanos).
Canella jura que foi obrigado a fazer a intervenção — e que não vai mudar o projeto. Só a cor predominante. O laranja, cor da administração Waguinho, vai dar lugar ao azul, marca de Canella, como mostram as imagens postadas pelo prefeito nas redes sociais.
“Não faço nada por vaidade. Essa porcaria estava caindo. Só fizemos uma estrutura igual à outra, para segurar”, disse Canella, acrescentando que tem um laudo da Defesa Civil, condenando o pórtico.
“As chuvas estavam comendo todo ferro e havia risco de cair”.

Belford Roxo já teve dois pórticos diferentes
O pórtico foi inaugurado no começo dos anos 1990 pelo primeiro prefeito da cidade então recém-emancipada de Nova Iguaçu, Jorge Júlio Costa dos Santos, o Joca. A estrutura chamava atenção por ter uma identidade visual marcante: feito em pedras, no estilo “castelo”.
Rapidamente se tornou uma marca do município e ganhou o carinho dos belforroxenses.
Mais de 20 anos depois, em 2016, Waguinho foi eleito prefeito e, em julho de 2017, decidiu pôr abaixo o pórtico tradicional para erguer um “mais moderno” no lugar.
A antiga estrutura foi destruída e substituída por outra com linhas mais retas e detalhes na cor laranja.